Notas ao café…

Egipto sai da Internet

Posted in notas ao café by JN on Fevereiro 1, 2011

O Renesys, um grupo que monitoriza a Internet relata no seu blog que o último ISP a funcionar no Egipto já não se encontra acessível ao exterior. O Noor Group, que fornece serviços de Internet para uma série de identidades nacionais e internacionais, incluindo a Universidade Americana no Cairo e a Bolsa de Valores egípcia, foi o único ISP que não foi encerrado na semana passada pelo governo deste país.

Sempre existiram interrupções da Internet em vários países antes, como na Birmânia em 2005 e na província chinesa de Xinjiang durante os conflitos étnicos de 2009. Mas estes dois locais são relativamente pouco desenvolvidos e com pouco acesso à Internet em qualquer outra altura; mas sendo o Egipto é uma economia de relevo a nível mundial, cujo principal empreendedor nos negócios ligados às telecomunicações é um dos homens mais ricos do mundo,  faz com que isto seja algo verdadeiramente sem precedentes.

Mas não será isto que irá impedir as manifestações; como escreve Jillian C. York, a origem dos protestos não está nas redes-sociais e a interrupção das mesmas não significa o fim da revolução:

[…] I will leave this with a final thought cribbed from Ethan Zuckerman, who wrote last week: “Tunisians took to the streets due to decades of frustration, not in reaction to a WikiLeaks cable, a denial-of-service attack, or a Facebook update.”

Egyptians are not out in the streets because of Facebook, nor Twitter. They are not angry because an American diplomat who spent a few years in their country revealed something that a nation of Egyptians already knew. Egyptians are angry, and rightfully so, at a dictatorship that has been around for longer than I’ve been alive, a dictatorship that has been supported by the United States for almost as many years (see Alaa Abd El Fattah’s thoughts on that here). And if their will is to bring that dictator down, then so be it.


Mr. Fish, «Clowncrack.com»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: