Notas ao café…

Ouattara vs. Gbagbo

Posted in notas ao café by JN on Abril 1, 2011


Rainer Hachfeld, «Neues Deutschland»

Na Costa do Marfim a violência continua e as forças do vencedor das eleições presidenciais e reconhecido pela comunidade internacional como Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, deram tréguas até à madrugada de domingo e ordenaram o fecho das fronteiras do país. Aos apoiantes do Presidente Laurent Gbagbo foi exigido que entreguem as armas. O embaixador francês revelou ter recebido garantias de Ouattara de que a integridade física do ainda presidente Laurent Gbagbo será respeitada. O secretário-geral das Nações Unidas faz votos para que não sejam praticados actos de vingança mas a Amnistia Internacional teme uma onda de violência na cidade de Abidjan, que se encontra cercada.

Além da guerra entre as duas facções, há notícias de pilhagens por partes de ex-combatentes da vizinha Libéria que não lutam por nenhum dos lados. No terreno, forças militares leais a Ouattara e francesas tentam evitar estas pilhagens.

Para seguir o que se passa na Costa do Marfim existe o blog SlateAfrique, a Abidjan.net e a página da Reuters sobre este país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: