Notas ao café…

África recua no nuclear

Posted in notas ao café by JN on Abril 7, 2011


Paresh Nath, «The Khaleej Times»

Joshua E. Keating escrevia que um dos pontos a ter atenção em 2011 iria ser o aumento da produção de energia nuclear no continente africano. O que aconteceu no Japão veio contrariar essa previsão. Um dos primeiros a abandonar esse projecto foi o Senegal que planeava ter a sua primeira central a funcionar no fim da década:

Senegal canceled plans to build what would have been the first African nuclear power plant outside of South Africa, President Abdoulaye Wade told a cabinet meeting yesterday.

The West African nation had ordered nuclear equipment from a Russian company, Wade said in an e-mailed statement, without identifying the company.

In the aftermath of a March 11 earthquake in Japan, which has placed the Pacific nation’s nuclear reactors at risk, Wade canceled that order, according to the statement.

Além do Senegal, a Nigéria e o Egipto também irão rever os seus planos para a energia nuclear. Na África do Sul há um intenso debate sobre a construção de seis novos reactores e no Quénia o mesmo tipo de debate também existe actualmente. A excepção é o Gana que mantém os seus planos de ter uma central nuclear a funcionar em 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: