Notas ao café…

A palaçoula

Posted in notas ao café by JN on Dezembro 30, 2006

palacoula.JPG

E já que falei em «palaçoulas»… Se não são todos os que a trazem no bolso, esses são pelos menos os prevenidos para qualquer merenda. Aqui chamam-se «palaçoulas» às navalhas, que, diz-se por cá, «fazem sempre falta a um transmontano».

A aldeia de Palaçoulo, concelho de Miranda do Douro, é conhecida pela sua tradição no fabrico de navalhas. Tão conhecida se tornou que, hoje, a uma navalha feita nesta aldeia se costuma chamar «palaçoula». Independentemente de quem a faça, estas navalhas distinguem-se facilmente de um qualquer canivete importado. Apesar de actualmente haver inovações, também em Palaçoulo, muitas das peças guardam o formato que as tornou únicas.

Anda sempre no bolso e sempre bem afiada. Companheira fiel, e indispensável, das patuscadas, quem tem uma palaçoula não precisa de mais nada… corta o chouriço, o pão – e comer com ela é uma arte – e espera-se que cada um tenha a sua; sim, isto é um ponto importante, um transmontano nunca empresta a sua navalha, pode emprestar tudo mas nunca a navalha…

Mas não se preocupem, também temos talheres normais para quem precisar…

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Kaffa said, on Janeiro 2, 2007 at 10:10 am

    Não te esqueças de não a levar quando tiveres de viajar de avião… ainda te julgam terrorista 🙂

  2. JN said, on Janeiro 2, 2007 at 3:57 pm

    É, tenho que viajar «anónimo»… 🙂


Deixe um comentário