Notas ao café…

Subir a descer e continuar…

Posted in arte ao café, notas ao café by JN on Junho 19, 2007

escher_ascending01.jpg

Escada Acima e Escada Abaixo, M.C. Escher, litografia, 1960

Um pátio interior quadrado é circundado por um edifício cujo telhado consiste numa escadaria contínua. Os habitantes deste complexo são possivelmente monges, adeptos de uma seita desconhecida. Talvez sejam obrigados ao ritual de andar todos os dias nestas escadas, durante algumas horas. Quando estiverem cansados poderão, ao que parece, voltar-se e descer em vez de subir. Mas, mesmo que isso faça sentido, ambas as direcções estão de igual modo em movimento permanente. Dois indivíduos rebeldes recusam-se, por enquanto, a participar neste exercício. Eles fazem as suas conjecturas, mas talvez mais cedo ou mais tarde venham a reconhecer o seu erro.

A escadaria contínua, que aqui nesta representação é o motivo principal, refere-se a um artigo de L. S. Penrose e R. Penrose, «Impossible objects: A special type of illusion», no número de Fevereiro de 1958 do «British Journal of Psychology». Neste artigo Lionel e Roger Penrose (pai e filho) introduzem-nos no mundo das figuras impossíveis que são objectos que podem ser relacionados com a Arte, a Psicologia e a Matemática. Estruturas que sugerem com grande força ser tridimensionais mas que, efectivamente, não estão construídas a três dimensões; «… esse é realmente o mérito de Escher, ao misturar o impossível com a realidade, enquadra as figuras impossíveis num cenário harmonioso que se afirma real à vista do observador…» (A.P.M., 1998, p.20).

E com grande mestria, o Sr. Locher demonstra algo que parece ser igualmente impossível nos dias de hoje; a paz no Médio Oriente segundo George W. Bush.

escher_ascending02.jpg

Dick Locher, «The Chicago Tribune»

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. tranita said, on Junho 23, 2007 at 1:08 am

    tambem sou fan… e voltei a servir-me…com indicação de onde retirei

    bom fds e parabens pelo blog

  2. tranita said, on Junho 23, 2007 at 1:10 am

    oops.. tranita não é antes noche…

    que usa o computador da tranita

  3. JN said, on Junho 23, 2007 at 1:21 am

    Esteja à vontade 🙂

    Obrigado e bom fds.


Deixe um comentário